domingo, 24 de junho de 2007

Invasão na U$P: Uma Rebeldia sem calça



Por Patropi

Podem falar! Podem achincalhar-me! Em tese, com qual propriedade um sujeito que após várias tentativas frustradas de passar na FUVEST teria para avaliar os dilemas q impulsionaram a invasão da reitoria da USP? Inteligência muitas das vezes não se aplica apenas ao sentido de armazenamento d informações, sobretudo quando esta condição torna o indivíduo uma verdadeira enciclopédia ambulante, na maioria das vezes peculiaridade atribuída aos bitolados, "nerds" e desequilibrados! Verdadeira inteligência é perceber a dimensão real dos fatos! Avaliar os fenômenos de um espectro mais amplo, ser polivalente! Capacidade de identificar os motivos dos acontecimentos e prever as suas conseqüências! Parece óbvio, não? Entretanto, observo a ausência de jovens líderes nesse país! Um aqui outro acolá! Porém mera coadjuvante, pq falta iniciativa! Salvo o neo-liberal ACM NETO, q após uma obscura composição d nepotismo chegou ao pudê! Temos q presenciar as múmias octogenárias estabelecer as diretrizes e rumos do nosso país!

Entretanto, o q acontece na USP e nas demais instituições não acontece por puro capricho ideológico ou voluntarismo juvenil. Infelizmente a Educação, especialmente em São Paulo, vive uma crise aguda. Concordoo q o movimentos dos estudantes, de uma certa forma conseguiu acabar com a indiferença da sociedade em relação a USP, e elaboraram tudo isso para provocar essa discussão. Porém, essa ocupação definitivamente é um radicalismo excessivo. Os alunos, reitores, e militantes aproveitadores responsáveis pela captação de massas d manobram, precisam lembrar que quem paga para todos eles estarem lá é toda sociedade. Se é, ou não, ensino pra ELITE ESTUDANTIL desse país não importa. Compreendo q isso abre um leque de interpretações, uma vez que é dever do estado* oferecer serviço gratuito aos cidadãos. Todavia, o q acontece no Brasil é uma política contraproducente se levarmos em conta os interesses da nação. Igualdade não acontecerá enquanto o ensino gratuito seja direcionado para aqueles cuja família tem alguma condição financeira, q lhes permite educação básica em bons colégios, cursinho dos melhores; se necessário, para, enfim, ingressarem numa faculdade gratuita, mantida pelos cidadãos contribuintes, que em sua maioria não tem a mesmas condições desses felizardos. É revoltante saber q cada aluno na USP tem um custo anual de: R$ 42.000,00! (preço de uma kitnet na república!) diante da romaria instalada nos campus, e nas ruas, na maioria das vezes composta por filhinhos-de-papai q tem tempo para protestar, afinal não trabalham e se julgam reserva intelectual desse país venho aki protestar! Não sou nem pretendo ser um expert em políticas públicas, mais em razão doq explícitamente esses jovens d esquerda pensam, e diante da bandeira ideológica q defendem, seja do PCO (Anai Caproni e Rui Costa Pimenta) cuja lingüinha plesa revela da onde vieram..kkk, do PSTU (q surgiu d uma convergência socialista em 92, ligada a causa dos bancários); idiotas pensam q só por não fazerem coalizão, tal partideco luta pelos interesses sociais; ou enfim, esses jovens sonham em trabalhar no BANCO DO BRASIL! e finalmente o PSOL da aventureira HELOÍSA HELENA e da múmia renegada do PT, Plínio de Arruda Sampaio; seus empregos foram: PHARMACÊUTICO, Comissário do 14-BIS, e garçom da Santa-Ceia !; podemos concluir a ausência d uma razão! embora, dicotomia exista evidentemente, é humanamente impossível decifrar a estratégia desses grupos! digo isso... pra não rotulá-los de energúmenos. Nesse país q banqueiro é capaz de conseguir atestado de pobreza, é inútil a idéia de privatizar as Universidades!

Opaa.. por falar nisso.. Aécio vem aí...tucanos estão famintos.... nada d PPP, o negócio é privatizar!
eles tem 45 motivos pra isso!

2 comentários:

jchagas disse...

Talvez eu não tenha entendido a idéia central do texto, mas eu achei que você luta pela juventude revolucionária do país. Não que eu seja contra isso, e eu vejo que a situação política não é das melhores, mas o impulso revolucionário não é tudo de que o país precisa, não que eu saiba do que ele precisa.
Em termos gerais, gostei das suas idéias.
PS.: Te encontrei naquela comunidade do orkut sobre blogspot.

Anônimo disse...

" diante da romaria instalada nas escolas, nas ruas, campus & construções.. "

Muito bem Garoto!
Esse é o caminho!